quarta-feira, 22 de junho de 2011

Futuro? Onde?

Pessoal, tenho até medo de fazer comentários ultimamente, pois estou ficando a cada dia que passa mais quadrada.

Penso que é uma pena as pessoas que já se formaram e estão fazendo faculdade não poderem entrar em contato com vocês para dizer que o mundo lá fora é bem diferente do que aquele que vocês imaginam...

Lá, não recebem tudo pronto e mastigado, tem de ir a luta para poder ser aprovado, pois hoje está muito fácil entrar na faculdade, mas o difícil está sendo sair...

Em tempo de escola, percebo que há alunos que poderiam ser mais dedicados, demonstrr mais interesse... o que muitas vezes não ocorre!

Na disputa lá fora é que vai ser o mais árduo, pois verão o despreparo... e pior que isso: terão de correr sozinhos atrás do prejuízo!

Sempre digo para lutarem pelos sonhos, não ficarem parados esperando que as coisas caiam do céu... Mas muitas vezes sinto-me angustiada de ver que pensam que é matar tempo!

Procuro de todas as formas dar o meu máximo tanto dentro quanto fora de sala de aula... Leio os textos pensando no impacto que vai causar em vocês... e muitas vezes fico decepcionada: não sei se com vocês ou comigo mesma, pois aí percebo que errei!

Teve uma profe que me disse que se eu plantar a sementinha em um apenas, já vai ter valido a pena... Assim espero!

Desculpem meu desabafo, mas sinto-me tão só nessa jornada...

QUERO COLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO....

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Visaõ do céu e inferno 2




A visão das alunas Marli e Shaiane é digna de uma nova interpretação, pois como se pode observar, elas retrataram os anjos com asas em formato de coração, o que também quer dizer que para entrar no céu as pessoas devm possuir sentimentos.

Já no inferno elas afogam-se em mar de fogo... Não tem expectativas de salvação!

Visão do céu e do inferno1



Essa visão foi criada em trio: Vanessa, Michele e Nilceu.

Trabalhamos um texto em aula de inglês e pensei ser interessante ver o que cada um pensa sobre a questão. No texto dizia que céu e inferno são iguais, a única coisa que depende é da ganância das pessoas que lá estão, pois as que estavam no céu tinham colher para tomar a sopa (muito grande), então a forma de comer foi um dando a sopa ao outro.
Já no inferno, as pessoas não pensavam em compartilhar.

Na visão deles as pessoas que vivem bem entram no tão esperado céu!

Revolta da vacina 4



Aqui, as alunas Katiane e Eliane do terceiro ano capricharam no primeiro quadrinho, mas esqueceram de fazer os balões para tornar a história uma verdadeira HQ...

Profissionais, cuidem-se! Estamos a caminho e bem preparadas... Essa professora tira nosso couro e vive inventando coisas para ver nossos limites! Quando não é paródia, ela vem com charge e HQ... Mas nós mostramos para que viemos: VENCER!

Revolta da vacina 3



As meninas Tatiane e Vanessa também captaram bem o que foi a Revolta da Vacina.

Hoje muitas pessoas estão revoltosas com a da gripe, mas ainda bem que não chegam ao extremo!

Valeu pela elaboração da HQ e também da maneirada no tamanho da vacina!

Revolta da vacina 2



Esta foi a apresentação das alunas Ana Paula e Joseana...


Até lembrei de quando ensino os pronomes... Meus bonequinhos são idênticos!

O confronto que teve no penúltimo quadrinho é merecedor de um Oscar!...

Assim misturamos Literatura, História e Arte!

Vocês são eternas artistas!

Revolta da vacina 1


Essa foi a visão dos alunos Cléver e Mariele... Amei a parte onde a arma se confunde com a injeção...
É claro que ficou bem violenta, mas embora não tenhamos vivido naquela época, imagino que tenha sido daí para pior.
Há quem diga que Literatura é só ler livros...
Acho que já estou com saudades de minhas aulas, onde a História entrava bem misturada e fazia com que vocês me iludissem dizendo que era o mesmo assunto que o profe Ademar estava trabalhando!
O que realmente vale é o que fica!

Releitura



Essa foi a releitura feita ano passado, porém estava disponível na biblioteca até este ano...
As alunas Katiane, Chaíse e Michele foram muito criativas... Aliás, a criatividade sempre faz parte de minhas aulas...
Até mesmo eu consigo me surpreender quando eles mostram a dedicação ao trabalho solicitado!
Meninas, sei que vocês estavam com muita fome, por isso o garfo, o ovo...
Ficou show, como sempre...
Nunca deixem de lutar pelos sonhos que vocês tem, embora ninguém acredite... Vale a pena lutar!
Sei que o futuro reserva maravilhas...
Quem sabe alguma pintora?

terça-feira, 7 de junho de 2011

Exercícios Orações Reduzidas

EXERCÍCIOS

Classifique as orações reduzidas em negrito, conforme as opções abaixo:
(1) de gerúndio adverbial causal
(2) de gerúndio adverbial concessiva
(3) de infinitivo adverbial final
(4) de gerúndio adjetiva restritiva
(5) de infinitivo adverbial temporal
(6) de particípio adverbial causal
(7) de infinitivo adverbial consecutiva

a) Viemos para colaborar ( ). Ou viemos a fim de incomodar. ( )
b) Pulavam, cantavam, gritavam, para acordar toda vizinhança.( )
c) Há muita gente reclamando da administração pública. ( )
d) Não dispondo de combustíveis, os países escandinavos utilizam energia elétrica em grande escala.
e) Aborrecido com as crianças, xinguei-as. ( )
f) Era tão valente, que, estando malferido ( ) , continuou a lutar. ( )
2. Desenvolva e classificar as seguintes orações reduzidas:
01) Construída a estrada, tornar-se-á fácil ir ao Norte.
02) Insisto em seres leal.
03) Sabemos estar você muito triste.
04) Terminado o recital, o artista foi aplaudido.
05) Preparando-se para o jogo, os meninos não irão sair.
06) Todos fizeram o firme propósito de não mais falar da vida alheia.
07) Era preciso rezarmos àquela hora.
08) Já pedi dinheiro para comprar mais selos.
09) A velhinha, arrastando a cesta pesada, agradeceu a caridade...
10) Descoberto o perigo, procurou-se evitá-lo.
11) As crianças, brincando pelas ruas, alegravam os transeuntes.
12) Estas são as entradas obtidas no clube.
13) É necessário você entender isto.
14) Meu consolo era alegrar aquela menina.
15) Disse não saber de nada.
16) Convém apurares a verdade.
17) Fazer o bem é um dever.
18) O pai pediu ao filho para brincar menos.
19) Tenho certeza de ser bem sucedido.
20) O essencial é salvarmos nossa alma.
21) O diretor concordou em realizar o concurso.
22) Nada farei sem você ordenar.
23) Não obtendo resultado, fustigou-o com a bainha da faca.
24) O mais certo é não dirigires sem carteira.
25) É possível começarmos no próximo sábado.
26) Suponho serem eles os responsáveis.
27) O êxito depende de teres confiança em ti mesmo.
28) Tenho esperança de ser eleito este ano.
29) O mais certo é desistires desta loucura.
30) Uma coisa me assombrava: terem eles mentido.
31) Nossa teoria fora a primeira a cair por terra.
32) Não iremos hoje, apesar de já termos as passagens.
33) Ao entrar o diretor, os alunos se levantaram.
34) Em vista de achar-me endividado, não pude aproveitar o negócio.
35) Ergueu a lanterna para iluminar-nos a estrada.
36) O pregador encareceu a necessidade de sermos amantes da paz.
37) Rogo-te responderes à carta urgentemente.

VI. Separe as orações dos períodos e classifique-as:
01) Em alguns pontos, a areia é tão fofa e movediça que os animais das tropas viageiras arquejam de cansaço quando vencem aquele terreno incerto.

02) Ele falou de minha mãe com tanto carinho que me cativou, embora eu ficasse enciumada.

03) Depois que ele partiu, tão grandes foram as mudanças que terá surpresas quando voltar.

04) Quando o Oceano arremessa a fúria de suas águas contra o Amazonas, o rei dos rios ruge furioso se os vagalhões ameaçam seu colossal império

Orações reduzidas

Como identificar as orações reduzidas:
a) As orações reduzidas são caracterizadas por possuírem o verbo nas formas de gerúndio, particípio ou infinitivo, ou seja, nas suas formas nominais.
b) Ao contrário das demais orações subordinadas, as orações reduzidas não são ligadas através de conectivo.
c) Para cada oração reduzida, tem-se uma desenvolvida correspondente. Para melhor identificarmos que tipo de oração reduzida temos, podemos desenvolvê-la.
d) Possuem as mesmas características sintáticas das orações subordinadas desenvolvidas.
e) Há três tipos de orações reduzidas:
I. Reduzidas de Infinitivo
Substantivas
Subjetivas
- É necessário gostar de frutas e verduras. (que se goste de frutas e verduras.)
Objetivas Diretas
- O técnico assegurou serem seguras as máquinas. (que eram seguras as máquinas)
Objetivas Indiretas
- Gosto de ficar sozinho. (que eu fique sozinho)
Predicativas
- O melhor seria fazerem a viagem. (que fizessem a viagem)
Completivas Nominais
- Eu estou disposto a arriscar tudo. (que eu arrisque tudo)
Apositivas
- Ele nos fez um convite: comparecermos ao seu casamento. (que comparecêssemos ao seu casamento)
Adjetivas Restritiva
- Ela foi a única a apreciar o show. (que apreciou o show)
Explicativas
- Aquele, a cantar no palco, é meu amigo. (que canta no palco)
Adverbiais Causal
- Eu lamento por ter chegado atrasado. (porque cheguei atrasado)
Temporal
- Não podem ir embora sem cumprimentar o casal. (que cumprimentem o casal)
Final
- Fiz um empréstimo para comprar um carro. (para que compre um carro)
Concessiva
- Apesar de estar triste ela continua sorridente. (apesar de que esteja triste)
Condicional
- Se cumprirem a promessa eu cumpro a minha. (caso cumpram a promessa)
Consecutiva
- Ela se distraiu tanto a ponto de esquecer a discussão. (que esqueceu a discussão)
II. Reduzidas de Gerúndio
Adjetivas
Restritiva
- Gosto de crianças correndo pela casa. (que corram pela casa)
Explicativas
- Encontrei Maria, saindo de férias. (que saía de férias)
Adverbiais Causal
- Não cumprindo a promessa, sentiu remorsos. (porque não cumpriu a promessa)
Temporal
- Faltando alguns minutos para o final da prova, eu terminei. (quando faltavam alguns minutos para o final da prova)
Concessiva
- Mesmo estando doente assisti aos jogos. (mesmo que estivesse doente)
Condicional
- Mentindo assim você ficará em uma situação difícil. (caso você minta assim)
III. Reduzidas de Particípio
Adjetivas
Restritiva
- Temos apenas um carro comprado com muito sacrifício. (que compramos com muito sacrifício)
Explicativas
- Fiquei surpresa com a casa, pintada de branco. (que pintaram de branco)
Adverbiais Causal
- Ferido na perna, ele não pode mais jogar. (porque se feriu na perna)
Temporal
- Concluído o jogo, o time foi descansar. (quando concluíram o jogo)
Concessiva
- Vencido o campeonato, permanecerão treinando. (mesmo que vençam o campeonato)
Condicional
- Excluídas as doações, como funcionaremos? (caso excluam as doações)