quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Pintura em preto e branco




Este foi um dos quadros admirados pelos alunos da quinta série da EMEB Professor Tadeu Silveira.

Nova fera


Esta é minha nova fera! É claro que jamais vai substituir o Bi... Talvez as pessoas que matam os animais alheios envenenados possam um dia perceber que mesmo os cachorros fazem parte da família da gente...
Que coisa feia! Será que papai e mamãe não tiveram tempo de dar educação para esse tipo de gente e ensinar que não se deve mexer no que não lhe pertence?

Equipe diretiva




Colocando até a Fidida na ata... Como ela não sabia assinar e ficou muito triste depois de tudo o que foi dito, só restou dormir sobre!

Linda horta...



Esta eu só tirei porque alguém andou pela cidade contando que a lavoura aqui de casa é linda... Bem, se alguém precisar de língua de vaca para fazer remédio, é só vir buscar...kkkk
Com essa tecnologia até as mentiras caem na net...

Camomila



Esta, eu tirei para mostrar a quantidade de camomila que deu aqui em casa... Eu cortei as florezinhas, a Laide, a Sirlei e o sogro cortaram os pezinhos... Cada um de sua maneira colheu o chá... Será que pela quantidade dura um ano?

Promoção CCAA




Bem, todos sabem que não sou fotogênica, mas vale a pena contar coisas boas também... Gente... Ganhei 30% na minha mensalidade de promoção do CCAA... Mas vou lembrar que na aula passada estava comentando com minha colega Day que nunca ganhava sequer um ovo podre em sorteios... Então, acho que devo retirar... Mas que sou azarada, ah... isso sou!

Jantar dia do funcionário

Aqui, filhos de profes e funcionários, em um jantar oferecido pela nossa diretora pela passagem do dia do funcionário. Cada colega recebeu uma linda caneca com seu nome gravado e uma linda mensagem. A intenção era ver daqui a alguns anos essa foto e ver como eram essas crianças, por isso o meu bebê não participou...kkk

Exposição de quadros

As duas turmas  foram visitar a exposição de quadros que se deu na Prefeitura Municipal de Pinhal da Serra. Chamou atenção da criançada que tudo era em branco e preto, então foi explicado que a artista tinha um problema de visão e enxergava tudo apenas nessas cores, trabalhando com rendas o que possibilita o trabalho em relevo...
É claro que alguns alunos tinham os olhos nas pontas dos dedos... Mas devagarinho a gente vai se acostumando com as inovações...

Área verde

Este grupo preocupou-se também com a preservação do meio ambiente.
Cada um mostrou uma forma diferente de ver o mundo:
- área verde;
- evolução da cidade;
- preocupação com o meio ambeiente;
- meios de transporte...
Gente, valeu... Ficou bem interessante!

Maquete 3



Essa, depois aparece em outra foto... Teve direito à área verde... Vocês sempre se superam... Continuem!

Maquete 2




Cada uma tinha uma quadra... Cada um com seu quadrado... E também com sua criatividade... Mas teve gente aproveitando ideias de outros grupos para incrementarem as suas...

Maquete





Envolve trabalho em grupo, coleta de material e muito esforço, vamos lá...

Maquete turma A

Os alunos da turma A também se empenharam na busca de caixinhas para montar suas maquetes... Alguns tiveram de recorrer ao dicionário de inglês para colocar a atividade em dia...

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Colocação Pronominal

Recordando a colocação pronominal

Próclise
a. Com partículas que atrem o pronome:
 Negação – Não te disse nada.
 Advérbio – Às vezes me lembro dela.
 Pronome relativo – São sonhos que se vão.
 Pronome indefinido – Alguém lhe deu a resposta.
 Conjunções subordinativas – Quando te vi, fiquei assustado.
b. Em orações optativas, exclamativas ou interrogativas:
Deus te proteja! (optativa)
Quanto se estudou inutilmente! (exclamativa)
Quem te deu o recado? (interrogativa)
c. Com gerúndio precedido de preposição em:
Em se tratando de política, fale com ele.

Mesóclise
Verbos no futuro do presente ou no futuro do pretérito do indicativo (forma simples)
Obedeceremos= obedecer-lhe-emos
Obedeceríamos = obedecer-lhe-íamos

Ênclise
a. Não se inicia período com pronome oblíquo átono:
Levante-se e fale. É incorreto, na norma culta dizer: Se levante e fale.
b. Verbo no imperativo afirmativo exige ênclise do pronome:
Aqui vos trago provisões. Tomai-as.
c. Gerúndio sem preposição em:
Aventurou-se pelo deserto, afastando-se do acampamento.
d. Depois de pausa expressa por vírgula, ponto-e-vírgula, dois-pontos ou travessão:
Lá longe, saudava-nos o povo.
e. Depois de infinitivo impessoal:
Cumpre comportar-se bem.
Locuções verbais:
 Colocação livre - sem partícula atrativa:
Devemos dizer-lhe a verdade.
Devemos-lhe dizer a verdade.
Nós lhe devemos dizer a verdade.
 O pronome só pode ser colocado antes ou depois da locução – com partícula atrativa:
Não lhe devemos dizer a verdade.
Não devemos dizer-lhe a verdade.
 Não se coloca o pronome depois do particípio – em tempos compostos:
a. Sem partícula atrativa:
Os presos se tinham rebelado.
Os presos tinham-se rebelado.
b. Com partícula atrativa:
Os presos não se tinham rebelado.
Exercícios:
1. Passe as frases seguintes para a forma negativa.
a. Vendem-se carros.
b. Encontram-no perto da escola.
c. Comunicamo-nos com o responsável.
d. Informaram-lhes o resultado.

2. Justifique a colocação pronominal nas frases abaixo, obedecendo ao seguinte código:
1- próclise por atração de palavra negativa
2- próclise por atração de pronome relativo
3- próclise por atração de conjunção subordinativa
4- próclise com oração interrogativa
5- próclise com oração exclamativa
Esses são os dados que me deste.
Se te perguntarem algo sobre isso, não respondas.
Quem lhe falou sobre isso?
Como se estuda nesta classe!
Não te enganes tão facilmente.

3. Siga o modelo:
a. Eu o visitarei. R - Visita-lo-ei.
b. Nós o veremos.
c. Tu o farás agora.
d. Eles a chamarão.
e. Eu o farei já.

4. Substitua a expressão em destaque por um pronome pessoal oblíquo átono:
a. Comprarei aquele terreno.
b. Venderemos a casa.
c. Faríamos o serviço.
d. Responderiam a ela.

 Nos exercícios de 5 a 8, indique a oração correta quanto à colocação pronominal.
5. Ela afirmou haver-te dado as respostas.
Não pude lhe dizer nada.
Tudo fez-se para te ajudar.
Estás longe do bem que espera-te.
6. Despeço-me, lhe desejando muitas felicidades.
Verei-o amanhã, após o jantar.
Já que você chegou, direi-lhe algumas verdades.
Não o verei, senão daqui a muito tempo.
7. Será-lhe fácil ou difícil aprender este assunto?
Se eu soubesse da notícia anteriormente, haver-lhe-ia escrito.
Não creio que hajas enganado-o.
Eu não vou lhe escrever.
8. Tendo o diretor ausentado-se, não houve expediente.
Deus abençoe-o, meu filho!
Temos de o afastar, imediatamente.
Fui eu que falei-te.

 Nos exercícios de 9 e 10 assinale apenas a alternativa incorreta.
9. Nunca se ouviu falar dele.
Apelidar-te-ei de formoso.
Me impuseram severo castigo.
Largaste-me só e desamparado.
Apressa-te porque já é dia.
10. Você não devia calar-se.
Não lhe darei qualquer informação.
O filho não o atendeu.
Se apresentar-lhe os pêsames, faça-o discretamente.
Ninguém quer aconselhá-lo.
11. Assinale a correta:
a. Se me tivessem perguntado, teria-lhes respondido.
b. Se tivessem me perguntado, lhes teria respondido.
c. Se me tivessem perguntado, ter-lhes-ia respondido.
d. Se tivessem perguntado-me, ter-lhes-ia respondido.
e. Se tivessem me perguntado, teria respondido-lhes.
12- Indique as frases em que o pronome está colocado em desacordo com o padrão culto, corrigindo-a.
a. Nunca soube quem roubava-nos nas medidas.
b. Pouco se sabe sobre este caso.
c. Que deus acompanhe-te por toda a parte.
d. Agora, se ajeite e durma tranqüilo.
e. Agora me convenci de que me enganaram descaradamente.
f. Contaria-me tudo, se eu quisesse.
g. Muitas vezes, temos prevenido-o dos perigos das drogas.
h. Em se tratando de conhecimentos em arte, podemos contar com ele.
i. Me levantei assim que chamou-me ao telefone.

A caçada

Observem quanta criatividade para a confecção do armamento... Eu só não entendo onde essa criatividade se perde... Desde que comecei trabalhar como profe dou aulas nas quintas séries... É claro que os textos necessitam de algumas adaptações, mas a criatividade é surpreendente... Pior que com o tempo ela se vai... deixando lugar para a idade! Não deixem sua criatividade para trás... Carreguem sempre consigo! Vocês vão longe...

A cartomante

Parece que dessa vez a Mariele não fez as previsões do futuro da Denize...kkk
Gente, ainda não pude abrir os vídeos, ouvi apenas as falas, mas estou lutando para que esse último ano de vocês na escola fique na história, como ficou o do 3° do ano passado... A viagem deles foi muito maior... Eles sairam do Pinhal da Serra para o Brasil, via Literatura... Não desperdicem os artistas que tem dentro de cada um de vocês...

Deixadas na mão...

Fiquei até o final do evento... As amigas foram deixadas na mão... Mas companheiro é companheiro, então fiquei fotografando para ver quem ficava e quem não tinha comparecido, afinal essas lembranças ninguém tem o poder de apagar...
Ontem a Carla me cobrou a foto... desculpa, foi um relapsp de memória, afinal, como os alunos dizem, já estou pré-histórica...kkk
Pena que a nossa não tenha ficado na minha máquina, mas com certeza além de estar no meu coração, está também no meu álbum... Super bjs

2011 vai deixar saudade

Olha a pose dos meus regidos... Isso sim que é festerê... E o bom é que dessa vez não tive de marchar com chocolate, nem aturar o Vérsinho jogando pedras na minha calça... Mas que gente bem linda, barbaridade, sô... Não lembro se o Tiago tava levantando ou agachando...kkk

Tiagão na junina

Bah, vou sentir saudade dessa turma... Identificaram-me nas camisetas do ano passado, mas sem muito comentário... afinal, há casos que devemos abafar... O teatro de vocês ficou show... Vejo que na maioria das vezes a gente esquece que o talento é algo que mora dentro de cada um... Avante!

junina 2011

Mega performance, pena que na hora do estouro não funcionou...kkk

domingo, 6 de novembro de 2011

Teatro na caixinha

As turmas das quintas séries confeccionaram lindos teatros em caixinhas de sapato. Eles se superaram nos desenhos, na seqência das histórias, bem como na apresentação das mesmas... Agora, estamos trabalhando para participar do 2° Festival de Literatura em Vídeo.

Como fazer um projeto


1 TEMA (Uma linha sobre o tema de sua pesquisa, ou seja, o assunto de um modo geral.


1.1 TÍTULO (Delimita a abrangência do tema e define o que se pretende pesquisar.


1.2 PROBLEMA


Focaliza o que vai ser investigado a partir do tema, deve ser definido com clareza. É representado por uma ou mais perguntas que mobiliza o pesquisador a ler, registrar idéias, pensar, fazer novos questionamentos e experienciar preposições. A pergunta deve ser elaborada com clareza e pode ser seguida de um a três parágrafos, que faça uma explicação antes da formulação da pergunta.



1.3 JUSTIFICATIVA

O porquê da escolha do tema.



1.4 FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES


Três a quatro parágrafos contendo pressuposições a respeito das respostas relacionadas com o problema e os objetivos da pesquisa.



1.5 OBJETIVOS


1.5.1 Objetivo geral

Um parágrafo relatando o que será abordado no projeto, respondendo o que vou fazer e para que vou fazer, num nível de abrangência maior em relação aos objetivos específicos, iniciando com verbos no infinitivo.


1.5.2 Objetivos específicos


São ações menos abrangentes e cumpridas em menor tempo em relação ao objetivo geral. Contribui passo a passo para que o objetivo geral seja alcançado. Devendo ter de três a oito tópicos ou parágrafos de desdobramento. O foco dos verbos utilizados é mais restrito.



1.6 REVISÃO DE LITERATURA

Texto analisando opiniões de diferentes autores, relacionadas ao seu objeto de estudo. Deverá ter idéias e concepções de alguns autores, sendo que se a citação for com menos de três linhas, deve estar entre aspas e se for além de três deve haver recuo de 4 cm com autor, ano e página.


1.7 METODOLOGIA


De dois a quatro parágrafos, demonstrando como será feita a pesquisa e quais técnicas serão utilizadas (pesquisa bibliográfica, documental, entrevistas, observação direta, entre outros). Consiste em explicar onde a pesquisa será realizada, quem participará, como serão coletados e analisados os dados (questionário, entrevistas). Tudo na pesquisa deverá estar devidamente detalhado, utilizando-se de uma linguagem clara.

Na primeira etapa da pesquisa observaremos os seguintes aspectos...

Na fundamentação teórica serão pesquisados autores pertinentes aos assuntos abordados...


1.8 CRONOGRAMA

Descrição das Etapas Período de Execução
Definição do Tema, leituras e estruturação do Projeto
Fundamentação Teórica
Coleta e Análise dos Dados
Redação Preliminar
Correção da Redação Preliminar
Fechamento do Projeto
Entrega



1.9 REFERÊNCIAS


No mínimo três autores, relacionados ao objeto de estudo.
OBS: Ver modelos de citações bibliográficas no manual do aluno.
Exemplos:

Livro
SOBRENOME, Prenome. Título da obra: Subtítulo. Edição. Local: Editora, ano.
Exemplo:
ZAGURY, Tânia. O professor refém: para pais e professores entenderem porque fracassa a educação no Brasil. Rio de Janeiro: Record, 2006.

Artigos de Jornal
AUTOR do artigo. Título do artigo. Título do jornal, local de publicação, data (dia, mês e ano).
Exemplo:
FELTHAUS, Rosane. Jovens de SC estão menos expostos a riscos. Diário Catarinense, Brasília, 26 de junho de 2007.

Artigo de Revista
AUTOR do artigo, Título do artigo. Título do periódico, local de publicação, número do volume, número do fascículo, página inicial-final do artigo, data.
Exemplo:
POLONI, Gustavo. A China não quer ser mais a Pátria da pirataria. EXAME, São Paulo, v.41, n.7, p.70, abr. 2007.

Livro com dois Autores
AUTOR do livro; SEGUNDO autor. Título. Edição (a partir da segunda). Local: Editora, ano.
Exemplo:
FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. 16. ed. São Paulo: Ática, 2001. (Negrito somente no título; o subtítulo não).

Autor com mais de uma Obra

Na ordenação das obras, quando um autor for indicado mais de uma vez, o nome do autor pode ser substituído por um traço underline ( ______ ) (equivalente a seis espaços), da segunda referência em diante.
Exemplo:
GLEDSON, John. Machado de Assis: Impostura e Realismo. São Paulo: Companhia das letras, 1991.
______. Machado de Assis: Ficção e História. Tradução de Sônia Coutinho. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.


Obra com mais de Três Autores
A entrada é feita pelo primeiro sobrenome e pelo prenome, seguidos da expressão et al, conforme o exemplo abaixo:
PRIMEIRO Autor. A expressão et al. Título. Edição (a partir da segunda). Local: Editora, ano.
Exemplo:
RAPHAEL, Hélia Sônia et al. Administração e Supervisão Escolar: questões para um novo milênio. São Paulo: Pioneira, 2000.

Capítulo de Livro
AUTOR da parte do livro. Título da parte. In: Autor do livro. Título do Livro. Edição. Local: Editora, ano. Página inicial-final da parte.
Exemplo:
SCHWARZ, Roberto. A importação do romance e suas contradições em Alencar. In: ______. Ao vencedor as Batatas. 5. ed. São Paulo: 34, 2000. p. 33-80.
Se o autor do capítulo é o mesmo do livro, indica-se a repetição por um traço underline ( ______ ) igual a seis espaços, substituindo o nome do autor da obra.


1.10 ANEXOS

São todos os instrumentos utilizados para a realização da pesquisa (questionário, fotos, entre outros). Este item não é obrigatório.





Verbos utilizados para formular objetivos

Abaixo está a listagem de alguns verbos segundo o domínio cognitivo a que pertencem.
Domínio 1: CONHECIMENTO
apontar - definir - enunciar - inscrever - marcar - nomear - recortar - registrar - relacionar - relatar

Domínio 2 - COMPREENSÃO
descrever - discutir - explicar - expressar - identificar - localizar - narrar - reafirmar - revisar - traduzir - transcrever

Domínio 3: APLICAÇÃO
aplicar - demonstrar - dramatizar - empregar - esboçar - ilustrar - interferir -inventariar - operar - praticar - traçar

Domínio 4: ANÁLISE
analisar - averiguar - calcular - categorizar - comparar - contrastar - criticar - debater - diferenciar - distinguir - examinar - experimentar - investigar - provar - verificar

Domínio 5: SÍNTESE
compor - conjugar - coordenar - criar - erigir - esquematizar - formular - organizar - planejar - prestar - propor

Domínio 6: AVALIAÇÃO
avaliar - escolher - estimar - julgar - medir - selecionar - taxar - validar - valorizar

Numa listagem geral,  outros verbos de objetivos:
analisar - determinar - delimitar - definir - compreender - conhecer - relacionar - enumerar - distinguir - organizar - registrar - localizar - testar - capacitar - relatar - normatizar - reflexionar - desenvolver - esquematizar - discutir - construir - constituir - configurar - explicar - elaborar - explicitar - documentar - revisar - selecionar - discriminar - calcular - categorizar - diferenciar - diagramar - examinar - ordenar - classificar - interpretar.



Como fazer um projeto

Capa:
Tudo deve estar centralizado
Nome da Instituição;
Título do projeto (na metade da página);
Nome do aluno (penúltima linha);
Cidade/ano (última linha).
Desenvolvimento
Tema (assunto geral- título do projeto);
Título: delimitar o tema, definindo o que se pretende pesquisar;
Problema: apresentado por uma ou mais perguntas o que se pretende pesquisar;
Justificativa: o porquê escolheu esse assunto (argumentos);
Hipóteses: pressuposições referentes às perguntas apresentadas no problema;
Objetivos:
a) Geral: Relata o que será abordado no projeto, com verbo no infinitivo;
b) Específicos: passo a passo para que o objetivo geral seja alcançado;
Revisão da Literatura: contém a análise de diferentes autores sobre o assunto em estudo, devendo conter citações diretas (3 linhas entre aspas, acima de 3 linhas com 4 de recuo, sempre com nome do autor, ano e página);
Metodologia: informar se é bibliográfica(referencial bibliográfico, busca de livros e autores diversos) ou de campo (busca de informações por meio de questionários aplicáveis a pessoas que se referem ao tema escolhido);
Cronograma: quando se dará: a coleta do material, análise dos dados, redação preliminar, correção da redação, entrega do trabalho.
Referências bibliográficas: deve conter o nome do autor (sobrenome primeiro e em letras maiúsculas), da obra (em negrito), edição, local: editora, ano.

sábado, 5 de novembro de 2011

Maquetes

Aqui, os alunos da quinta série trouxeram diversas caixinhas, foram divididos em pequenos grupos com o intuito de construirem maquetes de uma quadra, colocando rua, comércio, casas, carros... Enfim, utilizando a criatividade.
Depois eles deveriam colocar os nomes dos lugares em inglês: store, house, gas station, hospital...
Demoramos um pouco, mas a atividade ficou bem organizada e realizada, com direito a carros, ônibus escolares e até caminhões.
Essa galerinha pega firme! Espero que o aprendizado também tenha ocorrido.

Mirante

Antes de irmos para a fazenda Gateados, fizemos uma parada no mirante... Bem, eu não sabia que tinha Dyckias aqui tão próximo! Seria por falta de divulgação? É engraçado que a Consórcio Machadinho tenha visitação e concurso de redação, enquanto nós moramos tão próximos de uma Usina que nem mesmo nos mostra (escolas) o que tem a oferecer. Não sabia sequer que tinha um viveiro com mudas! Parece que tá fazendo falta conhecermos melhor o lugar onde moramos...

Machadinho- Dia do professor

Bem no dia do professor fomos até a Consórcio Machadinho...
Sei lá, mas tem gente na foto sem a camiseta... Que será que deu? kkkk
Sem contar que podem perceber que a colega Edilene está apoiada em mim... Pena que não pude gravar a declaração dela passando a mão no meu braço e dizendo:
- Ai, é bem delicado...
Sei lá... Depois ela veio com um papo que era sobre minha dezena, mas mesmo assim, ficou meio complicado...kkkk
É tão bom a gente ter recordações e histórias para contar, mesmo que a gente invente um pouco...kkk
Minha irmã semre diz que em aniversário sempre falta um ou dois, parece que em excursão também...

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O outro grupo

E os que ficaram trabalharam direitinho também... Vejam a concentração!
Fizeram leitura, colagem e apresentção...
Valeu... Vocês não são 10, são muito mais de 1000!

Dividindo e ampliando

Enquanto alguns lidavam no mosaico, outros iam até à beira do rio para diagnosticar a existência e sobrevivência das Dyckias. Dividir o grande grupo foi muito bom, porque assim o aprendizado foi maior...
Será que os alunos gostaram do passeio enriquecido com o conhecimento prático?
Que pergunta! Isso é óbvio... O que me deixa indignada é que nós temos muitas coisas muito próximo a nós e não damos o devido valor, inclusive há pessoas que sequer divulgam esse tipo de trabalho que enriquece o grande grupo... Fazer o quê?

A tecnologia

Muitas crianças levaram seus celulares e aproveitaram o momento e a paisagem para tirar lindas fotos e até mesmo para selar a amizade na turma... Recordações que nem mesmo o tempo pode apagar...

Beleza que brota...

Observem bem: até mesmo em meio às pedras, há vida e beleza... Muitas vezes a gente se desespera com o tipo de vida que leva e perde a oportunidade de observar quanta beleza há em redor... Quanta luta pela sobrevivência...
Muitas vezes o ser humano chega a desistir da vida... Por que não faz igual a natureza que brota até mesmo de pedras tão duras? Que procuram existir a qualquer custo e com o pouco que tem...
O ser humano realmente é muito egoísta  quando pensa que seus problemas são os maiores do mundo! 

Belezas nas pedras

As crianças puderam observar a beleza vinda do interior... Que brota entre as pedras e que luta pela sobrevivência, ficando abaixo d'água em época de inverno e sem água por algum tempo no verão, mesmo assim ela sobrevive... Assim a gente percebe a mão de Deus tocando tudo... Fazendo a natureza sobreviver a qualquer tempo.

Apontamentos

Todos os grupos receberam uma ficha para poderem anotar suas observações...
Todos estavam muito dedicados ao trabalho, mesmo porque o contato com a natureza é tudo de bom...

Teoria e prática

Os alunos gostaram muito de aliar teoria e prática. Ainda bem que estava quente para a gente ficar à beira d'água... E que bom que não tinha borrachudo!

Fazendo análise

As alunas Letícia, Damaris e Pricila analisando as Dyckias. Elas puderam perceber que espinha, pois após a foto estavam olhando para os dedos com ar de dor...

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Analisando

Aqui, o grupo está indo para fazer a análise e ainda vai se dividir em pequenos grupos, com o auxílio do pessoal que é mais entendido do assunto: Vitor, Halis e Manu.

Regência Verbal

Queridos alunos, postem as respostas no próprio blog, porém anote-as em seu caderno. As correções serão feitas em sala de aula.
1- Troque o verbo destacado pelo que está entre parênteses e faça as devidas alterações na sua regência:

a- Nós aceitamos a proposta. (concordar)
b- Todos os pilotos desejam o primeiro lugar na corrida. (aspirar)
c- Nosso desempenho na prova não satisfez o professor. (agradar)
d- Essa mudança objetivava um melhor rendimento da equipe. (visar)
2- Leia atentamente: (gato na frente da TV)
- Miau. (traduzindo: gatos do mundo, uni-vos)
- Miau, miau! (traduzindo: arranhem a mobília)
Jon - O que você está assistindo, Garf?
Garf - Nada!
a- Em que sentido o verbo assistir está sendo empregado?
b- Explique porque a pergunta não obedece aos padrões da norma culta. Faça a correção necessária.
c- Se Jon empregasse o verbo ver em lugar de assistir, a frase estaria gramaticalmente correta? Explique.
3- Há algum tempo, pela televisão, foi veiculada uma campanha publicitária que incentivava a compra de discos. No texto havia a seguinte frase:
DISCO: O PRESENTE QUE TODOS GOSTAM.
Essa frase utiliza uma estrutura característica da língua coloquial, desviando-se da norma culta.
a- Reescreva a frase segundo os padrões da norma culta.
b- Procure explicar qual teria sido a intenção do autor da frase ao optar pelo uso da linguagem coloquial.
4- Reescreva a frase, substituindo seu verbo pelo indicado em cada item:
Márcia não é a pessoa em quem confiei.
a- discutir
b- referir-se
c- apaixonar-se
d- gostar
e- recorrer
5- Substitua o verbo em destaque pelo indicado entre parênteses. Se o verbo exigir preposição, coloque-a antes do pronome relativo.
a- Comprei alguns livros que você conhece. (gosta)
b- A cidade que visitamos é muito calma. (morar)
c- O cargo que desejo permitirá minha ascensão política. (aspirar)
d- O passaporte que você assinou desapareceu. (visar)
e- O desenvolvimento que objetivamos será alcançado. (visar)
6- Reescreva as frases a seguir, substituindo os verbos pelos indicados e fazendo as devidas adaptações:
 Assistir
a- Você viu o jogo final do Mundial de Tênis?
b- O rapaz socorreu as vitimas do acidente.
c- Não cabe a você o direito de julgá-lo.
Preferir
a- Gosto mais de carne do que de verduras.
Querer
a- O rapaz desejava uma moto mais moderna e potente.
b- Sempre o estimei como a um irmão.
Aspirar
a- Nas grandes cidades industriais, a população respira um ar poluído e insuportável.
b- Desejo sucesso e saúde.
Chamar
a- Desesperado, invocava Deus.
b- É necessário que façam vir à secretaria os aprovados na segunda fase.
c- Os inquilinos qualificaram o proprietário de ladrão.
Esquecer
a- Perdi a lembrança de algumas passagens de minha infância.
b- Caíram-me no esquecimento os nomes de meus colegas do ginásio.
Lembrar
a- O casal de velhinhos, de mãos dadas, recordava-se de seus tempos de namoro.
b- Sem querer, veio-me à lembrança seu doce perfume.
Simpatizar
a- Gosto muito de Maria Alice.
Perdoar
a- O juiz não absolveu o réu.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Profe Ana

Aqui, como podemos observar, a professora Ana está num momento Zen... Toda integrada à natureza...
Deixa as crianças fazerem a pesquisa profe... Será que coloco outras fotos desse momento com Jesus?

Observando as pegadas deixadas por outros animais

Aqui a turma está indo dividida em pequenos grupos para observar as Dyckias.
No caminho encontramos marcas de porcos...
TEve gente que deixou a marca lá... Será que conto quem foi?