segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Palestra Fitoterápicos



 Estávamos na palestra dos fitoterápicos, marcando presença com as crianças.
Aprendemos que para k seco, precisamos de 5 k de folhas ou flores.
É bom aprender a dar valor ao que se produz aqui e também saber a melhor forma de armazenar se um dia tiver a ideia de vender.

Buáááá



A gente estava tão empolgado...
Será que nossa empolgação pesou?
Bem, não sei ainda, mas estamos em fase de averiguações: empolgação ou Zeca Pimenteira?
Buááááááá´... O que quebrou nossa carroça?

Filhote



Este é, sem dúvida, o grande amor da minha vida...
Acho que o dele já foram as éguas, porém agora é o cavalo...kkk
Aproveitamos para tirar com o João... Um dia ele aprende a dizer cavalo, por enquanto tudo é "baca".

3° festival de literatura

 Estendo através destas fotos o agradecimento a todos os alunos que compartilham do meu sonho no Festival de Literatura. Sei que alguns dizem que fazem pela nota, mas eu sei que o amor é muito maior... O desejo de fazer o melhor vence tudo. Ultrapassamos muitas barreiras... Eu sei que não foi muito fácil, porém nossos sonhos são muito maiores que os obstáculos que foram colocados em nosso caminho. Gente valeu... Tenho me divertido muito ao assistir aos vídeos. Quem sabe uma hora a gente tira para comentar inclusive as falhas que andaram me enviando... Até parece o programa do Jô...kkk
Beijos a todos e muito obrigada por tornarem meu sonho uma realidade!

sábado, 22 de setembro de 2012

Interpretação do filme A bela e a fera

1) O que a “velha” foi pedir ao príncipe?

2) Ao negar o pedido da “velha”, o que aconteceu com o príncipe?
3) O que o príncipe deveria fazer para quebrar o feitiço?
4) Quem era Bela? O que ela fazia?
5) O que aconteceu com o pai de Bela, quando estava indo para a feira expor a sua nova invenção?
6) Ao encontrar seu pai, o que Bela propôs a Fera?
7) Depois de tentar fugir do castelo, como ficou o relacionamento de Bela com a Fera?
8) Que presente Fera deu a Bela que a deixou feliz?
9) Por que o castelo da Fera foi atacado por Gaston e seu bando?
10) O que fez a Fera se transformar num lindo príncipe?

Trabalhando com as atitudes dos personagens do filme:
Personagem                                 Atitude positiva                                   Atitude negativa
Bela

Fera

Maurice

Madame

Samovar

Gaston

Lumiere

Zip

Com esse filme eu aprendi coisas importantes para a minha vida, como:

Interpretação do filme Sociedade dos Poetas Mortos

1) O filme “Sociedade dos Poetas Mortos, mostra claramente o papel de aparelho ideológico que a escola assume .
Naquela escola considerada o “padrão” da época, ordem , disciplina, eram usados no sentido de coibi a expressão e a valorização do pensamento livre.
O diretor no início do filme deixa claro para os novos alunos que eles estão tendo uma oportunidade ímpar, pois estudar naquela instituição era privilégio de poucos.
Neste sentido o que significou o ato de "a luz da sabedoria" ter passado de mão em mão?.Explique.

2)A Academia Welton,segue um sistema tradicional de educação.Cite e explique,os quatro pilares que a escola valorizava.

3)Com metodologia tradicional arcaica, esfacela, com professores tradicionais, desatualizados, incompreensíveis, acomodados, enfim, tartarugas. Mas como toda regra tem uma exceção , chega na escola o professor Keating.Narre como foi o primeiro contato da turma com o mesmo, bem como que valor conotativo teve a visita que os alunos fizeram as fotos dos ex alunos da escola.(lembrem-se que Keating diz que os ex- alunos "sussurram o legado deles para vocês")

4)Usando de criatividade determinação, competência, honestidade e valorização de experiências anteriores a escola,Keating,começa a instigar os alunos da escola para que percebam–se sujeitos de sua aprendizagem e não apenas objeto,portanto propõe algumas transgressões,em relação ao sistema rígido de Welton.Enumere explique ao menos 3 destas.

5)Os diversos poemas apresentados e as vários formas de interpretação que Keating os dava, fazia com que os textos tivesse vida o que facilitava o processo ensino-aprendizagem. Tal metodologia tornavam as aulas dinâmicas, participativas. Comente as seguintas falas do professor:

* "...Aprenderão saborear palavras e linguagem e;isso pode mudar o mundo.."
* "Lemos e escrevemos poesia porque somos humanos...voz e poesia contribuem para o mundo,qual será o verso de vocês?..."
* "Os que compunham a sociedade dos poetas mortos dedicaram-se a extrair a essência da vida..."
* "Devemos mudar o nosso olhar...considere o que você pensa,não apenas o que o autor diz...Atreva-se a destacar-se..."

6)O filme é recheado de sensibilidade. Vemos claramente, a luta pessoal de vários alunos para conquistar o que desejam.Cite alguns alunos e suas "lutas pessoais".

7)A metodologia adotada pelo professor Keating desagradava profundamente a direção da escola que buscava um forma para punir o professor inovador.Explique como se deu esta punição,bem como os reflexos que a mesma teve nos alunos de keating.

8) O que chama muito a atenção é que mesmo existindo tantas formas de linguagem, tantos signos e código lingüísticos, é na arte que ele busca a sua inspiração para lecionar e refletir sobre o mundo. Vimos também no filme a importância da arte na vida das pessoas. Através dela Keating, conseguir despertar a sensibilidade que repousava dentro de cada um. Fez-os perceber que não somos apenas razão, mas também sentimentos e que a vida precisa ser vivida intensamente, aproveitando um dia de cada vez (Carpe Diem).
E para você? Que sentimentos,questionamentos,conclusões... o filme revelou? O que espera do ensino de literatura?

9)Todo professor espera que seus alunos entendam as lições aplicadas,as formas de avaliar essa aprendizagem variam e muito....como os alunos demonstraram para Keating que haviam aprendido o que ele transmitiu? Explique.

10)O filme é uma grande reflexão sobre a prática pedagógica de professores e sobre o tipo de escola ideal , a importância da arte na vida das pessoas,e o mais importante, sobre que tipo de cidadão que queremos ser.Diante disto, de forma subjetiva, pessoal responda:
* O que você entendeu por Literatura?
* Qual o papel ela pode desempenhar na vida das pessoas?(influências)

20 d setembro



O que valeu foi a intenção de homenagear a maior riqueza do povo do Pinhal, ou seja, a agricultura... Mas acho que o Zeca Pimenteira saiu da Rede Globo e até a roda da carreta murchou... Isso que é olho gordo...

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Questionário: Procurando Nemo

Interpretação do filme: Procurando Nemo


1- Nemo e os integrantes de sua família são peixes de uma certa espécie.
a- Qual é essa espécie?
b- Em que lugar do mar eles vivem?
2- No inicio do filme, um trágico acontecimento marca a vida da família de Nemo. Qual é esse acontecimento?
3- Nemo tem um problema fisito e, por isso, seu pai o protege muito.
a- Qual é o problema de Nemo?
b- Por que o pai teme que Nemo se aventure sozinho?
c- Em sua opinião, superproteger alguém é uma demonstração de amor?
4- Na escola, Nemo desobedece ao pai e se aproxima do barco de mergulhadores.
a- Nesse momento, Marlin, o pai, confiava no filho?
b- O que Nemo pretendia provar ao pai ao se aproximar do barco?
c- Qual foi a falha de Nemo nesse episódio?
5- Depois que Nemo é levado pelo mergulhador, Marlin sai pelo oceano em busca do filho. No trajeto é ajudado por Dory.
a- Caracterize Dory.
b- Por que a ajuda de Dory é fundamental para que Marlin re-encontre o filho?
6- Nemo é levado para o aquário de um dentista, onde habitam outras espécies marinhas.
a- Os outros habitantes do aquário estão satisfeitos com a vida ali?
b- Por que Nemo representa uma nova esperança para eles?
7- O filme tem varias partes engraçadas. Uma delas é a dos três tubarões?
a- Por que essa parte é engraçada?
b- Que outra parte do filme você achou divertida?
8- O filme mostra que no mar há muitos perigos, mas também há muita solidariedade (ajuda) entre seus habitantes. Que tipo de ajuda Marlin recebe:
a- Das tartarugas?
b- Da cegonha?
c- Da baleia?
9- Aos poucos, os esforços de Marlin em busca do filho ficam conhecidos em todas as partes do oceano.
a- De que modo as noticias sobre Marlin eram transmitidas?
b- O ditado “Quem conta um conto aumenta um ponto” se aplica a essa história? Por quê?
10- Logo depois que Nemo re-encontra o pai, Dory é presa por uma grande rede de pescadores.
a- Quem toma a iniciativa de ajudar Dory e os demais peixes?
b- Que características dessa personagem se destacam no momento?
c- Dessa vez, o pai de Nemo demonstrou confiança no filho?
11- No decorrer do filme, Nemo e seu pai aprendem muitas lições e, por isso, no final estão diferentes do que eram no inicio.
a- No inicio do filme Nemo desobedeceu ao pai. Que lição Nemo aprendeu quanto a essa atitude?
b- O pai superprotegia o filho por considerá-lo despreparado para enfrentar os desafios do mar. No final do filme, ele ainda considera Nemo despreparado? Por quê?
c- No inicio do filme, Nemo diz que odeia o pai. O que ele diz ao pai no final do filme?
d- Nemo achava o pai fraco e medroso. No final do filme, o que ele pensa do pai?
12- O título do filme é “Procurando Nemo”. Marlin, na procura que faz pelo oceano, encontra mais do que o filho. O que mais ele encontra ou descobre?
13- Leia estas palavras:
Amizade       apoio        coragem       confiança            solidariedade         amor
No final do filme, quais delas traduzem melhor a relação:
a- Entre Nemo e o pai?
b- Entre Nemo e seus colegas de aquário?
c- Entre Marlin e Dory?
d- Entre os tubarões, as tartarugas e os peixes em geral?

domingo, 2 de setembro de 2012

Roda d'água



A natureza provê e o homem inventa formas de aproveitar o que nela está à disposição...
Quem me dera tanta imaginação!
Coisas tão simples e que nos chamam muito a atenção...

The house

 
 Claro que a pergunta é sempre a mesma:
-Vale nota?
Eles escolheram a parte da casa e colocaram as mãos na massa, ou mlehor, nas caixas...kkk
Mas eles são muito criativos!

Ganhando as mudinhas

Apesar de ser pertinho, tinha cara de excursão. Quase tomamos banho vendo as plantinhas. E quando chamaram o motorista eu fiquei imaginando quem era o aluno, pois não lembrava ninguém com aquele nome. Acho que são coisas da idade...kkkk

Barragem Pinhal


Esta foi a primeira turma a fazer a visita na barragem. foi muito divertido e proveitoso.
Cada um  ganahou uma mudinha, espero que plantem e cuidem, como as amizades... Além de sabermos sobre o grande reservatório, vimos o lado de cuidado com o planeta através do cultivo de várias espécies de árvores.

Para o festival


Eles aproveitaram os momentos de gravações para o Festival de Literatura em Vídeo e resolveram tirar fotos de recordação... Ainda não sei se era para mim ou para eles, mas na duvida, estou compartilhando... Sempre que um terceiro se vai ficam as lembranças. Nada melhor que colocar duas, pois em cada uma está faltando o fotógrafo... Que falta que faz a professora...kkk

Mais uma dupla dinâmica... Feminina...



Bem, elas disseram que estavam trabalhando para o vídeo... mas penso que imaginavam o Geberson e o Carlinhos...kkkkk Ah, essas duas!