segunda-feira, 6 de maio de 2013

Figuras de linguagens

Caros alunos da turma 211, ano 2013, conforme combinado em sala de aula, vocês precisam ouvir músicas e identificar figuras de linguagens nelas presentes. O trabalho está aqui, lembrando que para a questão ter valor, é necessário ter o nome da música e do cantor. Retirem apenas o fragmento da letra onde ocorre a figura de linguagem solicitada... Curtam a companhia dos companheiros e... mãos à obra!
1- Retire fragmentos de música com as seguintes figuras de linguagem:
a- comparação
b- metáfora
c- metonímia
d- pleonasmo
e- hipérbole
f- catacrese
g- onomatopeia
h- personificação (ou prosopopeia)
i- sinestesia
j- antítese
Ah... Já estava esquecendo: não vale copiar respostas...kkk sejam criativos!

25 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Trabalho de Jhullia Matté e Jaqueline Rodrigues
    Como uma deusa
    você me mantém
    E as coisas que você me diz
    Me levam além. O amor e o poder-Rosana(Comparação)
    Eu quero ser pra você
    A alegria de uma chegada
    Clarão trazendo o dia
    Iluminando a sacada. Pra você-Paula Fernandes(Metáfora)
    Minha garganta estranha
    Quando não te vejo
    Me vem um desejo
    Doido de gritar. Garganta- Ana Carolina(Metonímia)
    O tempo que passou
    Mas tenho muito tempo
    Temos todo o tempo do mundo. Tempo perdido- Legião Urbana(Pleonasmo)
    Vou caçar mais de um milhão de vagalumes por aí,
    Pra te ver sorrir eu posso colorir o céu de outra cor. Vagalumes-Pollo (Hipérbole)
    Mina, seus cabelo é da hora
    Seu corpão violão
    Meu docinho de coco
    Tá me deixando louco. Pelados em Santos- Mamonas Assassinas(Catacrese)
    Plunct Plact Zum
    Não vai a lugar nenhum!!
    Plunct Plact Zum
    Não vai a lugar nenhum!! Carimbador Maluco- Raul Seixas(Onomatopeia)
    Até o sol quis ver
    De onde vem tanta luz
    Nosso amor tem poder, fogo que nos conduz. Até o sol quis ver- Exaltasamba(Personificação)
    Na viagem desse sonho
    Nossas almas eu vi flutuar
    Nas delicadas linhas do infinito
    Fomos filhos de um romance de um amor lunar. Apaixonados pela lua- Paula Fernandes( Sinestesia)
    O tempo todo, o tempo todo é tempo demais
    Não é pra sempre, o pra sempre sempre se vai
    Nem tudo que acaba, tem final. Não é normal- Nx Zero(Antítese)
    Esta feito... Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jhulia, muito bem...
      Houve um erro na catacrese, pois a figura que aparece no trecho é uma metáfora!
      Não há sinestesia em seu exemplo...

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Aluno(s): Stéfani e Renan

    a)Comparação - Como um anjo você apareceu na minha vida (Anjo - Cesar Menotti e Fabiano)
    b) Metáfora – Meu coração é regador de flor (Jorge e Mateus – Flor)
    c) Metonímia - Precisamos de santos, jovens santos, santos de calça jeans que bebem Coca-Cola e comem hot-dog (Precisa-se de santos – Vox Dei)
    d) Pleonasmo - Quero sorrir teu sorriso (Amizade – Grupo bom gosto)
    e)Hipérbole - O teu sorriso, abre as portas do paraíso... (Jorge e Mateus – A hora é agora)
    f) Catacrese - Parece até que eu estava ali aos pés da cruz vendo seu sangue cair (Diante da Cruz – Rosa de Saron)
    g)Onomatopeia - Oi, tum, tum, bate coração (Bate Coração
    Elba Ramalho)
    h)Personificação – Os nossos corpos se conversam por horas e horas (Te vivo – Luan Santana)
    i) Sinestesia – Lá vem o sol batendo na minha janela,
    É muito cedo, não quero acordar
    Imaginando por onde andarás e a incerteza que trás o seu olhar. (Eu vejo o sol – Dai)
    J) Antítese – Te amo, e te odeio.. (Te amo e te odeio – Banda Passarela)

    prontinho prof. bjo bjo :))

    OBS: não consegui colocar com foto :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duplinha,
      na letra E além de hipérbole, há prosopopeia, e poderia ter sido utilizado o mesmo exemplo para as duas figuras, desde que identificados corretamente...
      ao invés de sinestesia a figura encontrada foi personificação.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Aluno(s): Bruna Varaschin e Marcelo Santos
    Turma:211
    Ano: 2013

    COMPARAÇÃO: trecho da musica: Você veio inteiro, veio como o dia, livre como o vento.
    Cantor: Paula Fernandes
    Musica: Um ser amor

    METÁFORA: trecho da musica: você é a escada da minha subida.
    Cantor: Cogumelo plutão
    Musica: esperando na janela

    METOMINIA: trecho da musica: Tua mão a indicar o rumo certo, o caminho mais curto
    Cantor: Engenheiros do Havai
    Musica: Faz Parte

    PLEONASMO: trecho da musica: Vamos fugir! Deste lugar
    Cantor: Gilberto Gil
    Musica: Vamos fugir

    HIPÉRBOLE: trecho da musica: Por você eu bebo o mar de canudinho
    E atravesso o pólo norte de shortinho
    Cantor: Henrique e Diego
    Musica: Canudinho

    CATACRESE: trecho da musica: Que um joão-de-barro fez casa, no braço esquerdo da cruz.
    Cantor: Shana Muller
    Musica: No braço esquerdo da cruz

    ONOMATOPEIA: trecho da musica: Croc-croc, croc-croc, o sapo pula pula.
    Cantor: Xuxa
    Musica: Croc croc

    PERSONIFICAÇÃO: trecho da musica: Quando o sol bater na janela do teu quarto.
    Cantor: Legião Urbana
    Musica: Quando o sol bater na janela do teu quarto

    SINESTESIA: trecho da musica: O laranja tem sabor de amizade
    Cantor: Xuxa
    Musica: Arco-Íris

    ANTITESE: trecho da musica: Aqui a tristeza pula de alegria.
    Cantor: Fernando e Sorocaba
    Musica: Aqui a tristeza pula de alegria


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns...
      Tarefa cumprida... Vale lembrar que o acento em música ainda existe!!!

      Excluir


  7. Alunas- Mariele e Vanessa.
    Turma- 211
    A- comparação--Eu te quero sim como a onda quer o mar..
    Musica- Eu te quero sim.
    Cantor-Gustavo Lima.
    -----------------------------------------------------------------------
    B- metáfora--Você é a flor mais linda de todo jardim..
    Musica- Eu te quero sim.
    Cantor- Gustavo Lima.
    -----------------------------------------------------------------------
    C- metonímia--eu vejo melhor o futuro
    Candor- Jota quest
    ----------------------------------------------------------------------
    D- pleonasmo--Abra as asas pra voar Não existem limites, vem se entregar
    Musica- Livre
    Cantor- Fernando e Sorocaba
    ----------------------------------------------------------------------
    E- hipérbole-- eu vou caçar mais de um milão de vagalumes por ai.
    Musica- vagalumes
    Cantos- Pollo
    ----------------------------------------------------------------------
    F- catacrese-- Hoje o tempo voa amor
    Musica- Tempos modernos.
    Cantor- Jota quest.
    -------------------------------------------------------------------
    G- onomatopeia-- Tun, tun, tun ,Mexe, mexe, mexe,Tun, tun, tun ,Mexe, mexe, mexe ,Agora é brincadeira até o fim...
    Carrossel
    Musica- Mexe Mexe
    --------------------------------------------------------------------
    H- personificação--Desligo o celular e ouço a voz do coração
    Musica- Livre
    Cantor- Fernando e Sorocaba
    -------------------------------------------------------------------
    I- sinestesia--É o Amor, Que veio como um tiro certo No meu coração;
    Musica- É o amor.
    Cantor- Zezé di camargo e Luciano.
    ---------------------------------------------------------------------
    J- antítese--o doce desse amargo amor me faz bem
    Cantor- Os monarcas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As letras C, F e I estão incorretas. A figura contida na F é prosopopeia. A letra E é igual a da Jhulia e Jaque e portanto será desconsiderada conforme previsto... Música ainda continua sendo acentuada apesar do novo acordo!!!Sugiro reavaliar os conhecimentos e esclarecer dúvida em sala de aula.

      Excluir
  8. Nome: Leandro soares e rick subtil
    a- comparação: “Como eu te quero
    Eu jamais quis” ( adoro amar você – Daniel)
    b- metáfora: “vista meu futuro em seu corpo” (linda demais – roupa nova)
    c- metonímia: “orgulhoso eu não me ajoelhei pra ter seu coração” ( as lembranças vão na mala – Luan Santana)
    d- pleonasmo: “quero chorar teu choro” (a amizade – bom gosto)
    e- hipérbole: “te trago mil rosas roubadas para desculpar minha mentiras” ( exagerado – Cazuza)
    f- catacrese: “em cima do prato da lâmpida pra descançar” ( as mariposas – Adomiram Barboza)
    g- onomatopeia: “Bum ti bum ti cai na água
    Bum ti bum ti tá gelada” (festa na piscina – Carlos e Jader)
    h- personificação (ou prosopopeia): “Dizem que o seu coração voa mais que avião” (em plena lua de mel – Carlos e Jader)
    i- sinestesia: “coro de cor sombra de som de cor” ( a rã – Caetano Veloso)
    j- antítese: “Se não vai me acertar então me erra” ( desce do muro – Michel Teló)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nome próprio com letra maiúscula...
      O único erro foi na letra b, pois não ocorre comparação subentendida.

      Excluir
  9. Alunos: Mateus Silveira e Fabiola Longui
    1- Retire fragmentos de música com as seguintes figuras de linguagem:
    a- comparação: Subiu a construção como se fosse máquina (Construção – Chico Buarque)
    b- metáfora: E não cabe tanta saudade essa verdade nua e crua (Vagalumes – Pollo)
    c- metonímia: A minha busca é na batida perfeita (desabafo – Marcelo D2)
    d- pleonasmo: Me sorri um sorriso pontual (Cotidiano – Chico Buarque)
    e- hipérbole: Eu nunca mais vou respirar, se você não me notar. (Exagerado – Cazuza)
    f- catacrese: Quando eu passava por você,
    Na minha CG você nem me olhava (Camaro Amarelo – Munhoz e Mariano)
    g- onomatopeia:E o galo corococó, e a galinha có, e o pintinho piu, e o pintinho piu, e o pintinho piu, e o pintinho piu. (Pintinho piu - Patati e Patata)
    h- personificação (ou prosopopeia) O meu coração é o sol, pai de toda cor (O leãozinho – Caetano Veloso)
    i- sinestesia: Engulo seco quando chega tarde em casa
    Finjo não ver aquela mancha de batom (Faço tudo por você – Banda Calypso)
    j- antítese: Lembrando que quanto mais você me perde, mais vezes você me ganha. (Chuva de novembro – Projota)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A letra E foi copiada do caderno, portanto anulada!
      A sinestesia não ocorre no exemplo dado e na letra F, ocorre metonímia e não catacrese... Rever dúvidas em aula.

      Excluir
  10. Alunas- Fernanda Morais e Jaíne Longhi.
    Turma- 211
    COMPARAÇÃO--
    Trecho da musica- E um rosto lindo como o verão.
    Nome- Hoje a noite não tem luar
    Cantor- Legião urbana.
    PERSONIFICAÇÃO--
    Trecho da musica- As ondas vinham beijar a praia.
    Nome- Hoje a noite não tem luar.
    Cantor- Legião urbana.
    ANTITESE--
    Trecho da musica- A moçinha desse filme foi vilã.
    Nome- Voçe merece um oscar.
    Cantor- San francisco.
    METÁRORA--
    Trecho da musica- Voçe é minha religião é a minha luz e o meu sol.
    Nome- Voçe é minha religião.
    Cantor- Jorge e Mateus.
    SINESTESIA-
    Trecho da musica- vi seu sorriso em meu sonho, segui seu rastro na areia do deserto. escutei sua voz ao vento, senti seu cheiro cada vez de mim mais perto.
    Nome- Sinais
    Cantor- Luan Santana.
    CATACRESE-
    Trecho da musica- Atravessar o oceano em barco de papel.
    Nome- everest
    Cantor- Fernando e Sorocaba.
    HIPERBOLE--
    Trecho da musica- Vou escalar o everest com uma mão só.
    Nome- Everest
    Cantor- Fernando e Sorocaba.
    METONIMEA--
    Trecho da musica-- Demoro mais peguei meu audipp.
    Nome- audipp
    Cantor- Gabriel Valim
    ONOMATOPÉIA--
    Trecho da musica- Splish, Splash fez o beijo que eu dei.
    Nome- Splish, Splash.
    Cantor- Sndy e Junior
    PLEONASMO--
    Trecho da musica- Naquele sorriso falso que eu amei.
    Nome- sorriso falso
    Cantor- Pedro Mariano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Cuidado com os erros ortográficos... Por favor revê-los!!!
      Houve erros nas figuras: catacrese (hipérbole), sinestesia e pleonasmo(personificação). Quanto à metonímia, o correto é "audi TT".

      Excluir
  11. Aluno(s): karoline Stuani e Fernanda Teixeira
    Turma:211
    Ano: 2013

    COMPARAÇÃO: amou daquela vez como se fosse a ultima, beijou sua mulher como se fosse a ultima;
    Cantor: Chico Buarque
    Musica: construção

    METÁFORA: eu sou as coisas da vida.
    Cantor:Raul seixas
    Musica: Gita

    METONIMIA: -Eu tomo uma coca-cola!
    Cantor: Caetano Veloso
    Musica: alegria alegria

    PLEONASMO: se me manda ir embora eu saio pra fora!
    Cantor: Leonardo
    Musica:entre tapas e beijos

    HIPÉRBOLE: paixão cruel desenfreada te trago mil rosas roubadas...
    Cantor:Leoni
    Musica: exagerado

    CATACRESE: nos teus pés, ao pé da cama!!
    Cantor:Elis Regina
    Musica: atrás da porta

    ONOMATOPEIA: quando a Beyonce passa eles fazem “fiu fiu, fiu fiu”
    Cantor:mc beyonce
    Musica: fiu fiu

    PERSONIFICAÇÃO: vai minha tristeza e diz a ela, que sem ela não pode ser!
    Cantor: João Gilberto
    Musica:chega de saudade

    ANTÍTESE: a vida é mesmo assim, dia e noite, não e sim...
    Cantor: lulu santos
    Musica:certas coisas

    IRONIA: mentes tão bem que parece verdade, o que você me fala, vou acreditando.
    Cantor:Luiz Cláudio e Giuliano
    Musica: mentes tão bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alunas, a figura era sinestesia e não ironia... A figura hipérbole está igual a da dupla Leandro e Rick, portanto não terá valor. Lembrando que música continua com acento...

      Excluir
  12. Nome: Jeonice Marques
    a- comparação: “eu te quero sim, como a onda quer o mar” (eu te quero sim – Gustavo Lima)
    b- metáfora: “ela sabe que depois que crescem, filho vira passarinho e quer voar” (o dia que eu sai de casa – Zezé Dicamargo e Luciano
    c- metonímia “a mão que segura o mango para aconselhar o aporreado, é a mesma que nos fandangos passeia sobre o teclado” (domador e gaiteiro – Chiquito e Bordoneio)
    d- pleonasmo: “chove chuva chove vem molhar essa saudade” (chuva – Jorge e Mateus)
    e- hipérbole: “te dou a minha vida se ela voltar e arrancar essa dor” (nem a amizade restou – Cosmo express)
    f- catacrese: “eu vi as bruxas pegando fogo para pagarem seus pecados” eu nasci a 10 mil anos atrás – Raul seixas)
    g- onomatopeia: “ah lelek lek lek lek é o barulho do meu relhoo no lombo deste moleque” (é o barulho do meu relho – garotos de ouro)
    h- personificação (ou prosopopeia): “eu já falei pra lua tanto de você, e até mesmo ela quer te conhecer” (lua – danúbio azul)
    i- sinestesia: “quando não houver caminho mesmo sem amor sem direção” (quando não houver caminho – titans)
    j- antítese: “te amo e te odeio e não aguento mais esse chove não molha” (te amo e te odeio – banda passarela)

    ResponderExcluir
  13. A letra J já tem em outra dupla. Não ocorre catacrese na letra F, poderia ser hipérbole e a letra I não tem os dois sentidos que geram a sinestesia.

    ResponderExcluir
  14. Eu queria um trecho de uma musica com as seguintes figuras de linguagem...
    (IRONIA)
    (HIPÉRBATO)

    ResponderExcluir
  15. professora sera que teria como me ajudar no trabalho que estou fazendo de figuras de linguagens estou com duvidas em algumas coisas

    ResponderExcluir